Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140)

Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140).

HISTÓRICO

Navio-capitânia da Marinha do Brasil, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140) é uma embarcação do tipo LPH (“Landing Platform Helicopter”). Encomendado em 1993 pelo Ministério da Defesa britânico aos estaleiros Vickers Shipbuilding and Engineering Ltd (VSEL) e Kvaerner Govan, no Reino Unido, para equipar a Marinha Real.

De construção modular, foi lançado ao mar em 1996.  Foi comissionado em 30 de setembro de 1998 como HMS “Ocean”, em homenagem ao primeiro navio porta-helicópteros do mundo (o antigo porta-aviões da classe “Colossus”, de mesmo nome). Durante o seu cruzeiro de comissionamento no Caribe, em 1998, foi destacado para o socorro às vítimas do furacão “Mitch”, que assolara Honduras e Nicarágua. Em 1999, realizou operações navais em apoio a ações humanitárias no Kosovo. No ano seguinte, participou da Operação “Palliser”, com seu grupo aéreo embarcado sendo empregado em apoio às missões de supressão das atividades rebeldes em Sierra Leone. Em 2003, participou intensamente das operações de desembarque anfíbio em Al Faw, no Iraque, durante a Operação “Telic”, a participação britânica durante a II Guerra do Golfo. Participou de operações navais e de apoio a ações humanitárias em 2009 na Ásia. Em 2011, participou da Operação “Unified Protector” na Líbia. Em 2012, após apoiar a realização dos Jogos Olímpicos em Londres, passou por um período de manutenção planejada, com duração de 15 meses. Em 2014, retornou ao mar, participando de vários exercícios navais e comissões.

Em 2017, foi destacado novamente para assistir as populações caribenhas afetadas pelos furacões “Irma” e “Maria”. Nesse mesmo ano, em março, a Marinha Real ofereceu o HMS “Ocean” à Marinha do Brasil e, após as devidas negociações, sua venda ao Brasil foi autorizada pelo Ministério da Defesa britânico, em dezembro de 2017. O contrato de compra e venda entre os dois países, no valor de £ 84 milhões, foi assinado a bordo do HMS “Ocean” em 19 de fevereiro de 2018.

O HMS “Ocean” foi desativado do serviço na Marinha Real em 27 de março de 2018. Após, foi reparado e modificado. Foi transferido ao Brasil em 29 de junho de 2018 como Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” (A-140).

Em 12 de novembro de 2020, foi redesignado como Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM), refletindo a sua capacidade de operar não só helicópteros, mas também aeronaves remotamente tripuladas (ARP) de asa fixa e aeronaves turboélice de asa fixa de pouso vertical.

Seu primeiro comandante foi o CMG Giovani Corrêa.

NAM “Atlântico” (A-140) (foto: Marinha do Brasil).

Características técnicas

Tipo Navio-Aerodrómo Multipropósito
Propulsão Dois motores a diesel Crossley Piesltick de 12 cilindros
Velocidade 10 nós (cruzeiro); 18 nós (máxima)
Deslocamento 21.500 toneladas
Comprimento 203,4 m
Largura 35,0 m
Altura 6,5 m
Tripulação 285 tripulantes + 180 membros do grupo aéreo embarcado
Tropa embarcada 830
Aeronaves Até 18 helicópteros
Botes e lanchas de desembarque 1 bote Pacific 22 Mk2 e 4 lanchas de desembarque de pessoal e veiculo (LCVP Mk5B)
Veículos 40
Armamento 4 canhões DS30M Mk 2 de 30 mm; 4 Miniguns; 8 metralhadoras de uso geral

Bibliografia:

  1. A história do Porta-Helicópteros HMS Ocean, agora PHM Atlântico. https://www.naval.com.br/blog/2018/08/22/a-historia-do-porta-helicopteros-hms-ocean-agora-phm-atlantico/. Visitado em 18/07/2021.
  2. Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”. https://www.marinha.mil.br/content/porta-helicopteros-multiproposito-atlantico. Visitado em 18/07/2021.
  3. Capitânia da Esquadra recebe a nova denominação de Navio-Aeródromo Multipropósito. https://www.marinha.mil.br/capitania-da-esquadra-recebe-nova-denominacao-de-navio-aerodromo-multiproposito. Visitado em 18/07/2021.