Helibrás HB-350B Esquilo (UH-12)

HISTÓRICO

Os primeiros seis helicópteros Helibrás HB-350B Esquilo foram adquiridos no início da década de 80. Designados UH-12 e matriculados N-7050 a N-7055, foram entregues ao EsqdHU-1, onde todos encontravam-se operando a partir de 1982.

Em 1984, outros três UH-12 – N-7056 a N-7058 – foram recebidos, equipados com guincho lateral e rádios de maior alcance. Os UH-12 do primeiro lote foram posteriormente modificados para o mesmo padrão. Outros quatro – N-7078 a N-7081 – foram recebidos nos anos seguintes.

A partir de 1986, a Marinha do Brasil passou a receber 10 helicópteros Helibrás HB-355 Esquilo, biturbina. Para distinguir entre os dois tipos, os UH-12 passaram a ser chamados de Esquilo monoturbina.

Em 1998, a Marinha do Brasil recebeu os primeiros de sete HB-350BA. Também designados como UH-12, esses helicópteros foram matriculados como N-7082 a N-7088.

O UH-12 de matrícula N-7056 foi perdido no dia 20 de novembro de 1997, sem vítimas fatais. Em 16 de agosto de 2002, o N-7083 foi perdido em acidente.

UH-12 N-7082 com casulo lançador de foguetes SBAT-70/7 (foto: Marinha do Brasil).
UH-12 N-7057 do EsqdHU-5, sobrevoando a Barra do Chuí, em 2006 (foto: Leandro Casella).
Os UH-12 N-7086 e N-7055 do EsqdHU-3 (foto: Leandro Casella).
UH-12 N-7050 do EsqdHU-5, visto na Base Aérea de Canoas, em 2014 (foto: Leandro Casella).

Características técnicas (Helibrás HB-350B/HB-350BA Esquilo)

Motor 1 turboeixo Turboméca Arriel de 650 SHP
Diâmetro do rotor principal 10,69 m
Comprimento 10,91 m
Altura 2,94 m
Peso 1.045 kg (vazio), 1.950 kg (máximo, na decolagem)
Velocidade 234 km/h (cruzeiro); 260 km/h (máxima)
Alcance 730 km
Teto de serviço 5.000 m
Tripulação Piloto e até cinco passageiros
Armamento Cabides para duas metralhadoras MAG 7,62 mm ou lançadores de foguetes SBAT-70/7; uma metralhadora MAG 7,62 mm pode ser instalada na cabine para disparo lateral.

Vistas laterais

UH-12 N-7055.

 

UH-12 N-7058.

 

UH-12 N-7081.

 

UH-12 N-7082, EsqdHU-5.

 

UH-12 N-7086, EsqdHU-3.

Bibliografia:

  1. Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
  2. “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.
  3. Helibras – Esquilo 350/355. Junho de 2003. http://www.helicopteros.com.br/au11.htm
  4. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.