Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral – EsqdHU-1

Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral – EsqdHU-1.
Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral – EsqdHU-1.

“IN OMNIA PARATUS”
(Preparado para tudo)

Data de criação: 05/06/1961 (Aviso nº 1.003 do Ministro da Marinha).

Data de ativação: 17/04/1962.

Aeronaves utilizadas: Helibrás HB-350 Esquilo (UH-12), Helibrás HB-355 Esquilo (UH-13) e Airbus Helicopters H135 T3 (UH-17).

Base (terrestre): Base Aérea Naval de São Pedro d’Aldeia (BAeNSPA).

Base (embarcado): Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”; Fragatas Classe Niterói e Greenhalgh; Corvetas Classe Inhaúma; Navio Doca Multipropósito “Bahia”; Navios de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” e “Mattoso Maia”; Navio Polar “Almirante Maximiano”; Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”.

Missão: Apoio aéreo às unidades de superfície e de tropa.

Histórico: O mais antigo dos esquadrões da Força Aeronaval, o EsqdHU-1 utilizou inicialmente três helicópteros Westland-Sikorsky WS.55 Whirlwind e dois Westland-Sikorsky WS-51 Widgeon. Sediado inicialmente no CIAAN, no Rio de Janeiro, em 1965 o Esquadrão foi transferido para São Pedro d’Aldeia, em consonância com a reorganização da Força Aeronaval.

Na década de 60, foram recebidos os Westland HAS.1 Wasp. Com aeronaves desse tipo, foi feito o primeiro pouso em contratorpedeiros, no dia 18 de abril de 1975, a bordo do CT Mariz e Barros. Posteriormente, o Esquadrão operou o Bell 206 Jet Ranger II (UH-6), até a década de 80, quando recebeu os Helibrás HB-350 Esquilo (UH-12). Além desse, o EsdHU-1 também opera os Helibrás HB-355 Esquilo (UH-13) e os Airbus Helicopters H135 T3 (UH-17).

Dentre as inúmeras missões realizadas pelo esquadrão, podemos citar ataques aéreos em apoio a unidades de tropa; transporte aéreo logístico; ressuprimento aéreo e evacuação aeromédica. Além disso, o EsqdHU-1 é responsável pelo Destacamento Aéreo Embarcado (DAE), a bordo dos navios que realizam as operações na Antártica, como o Navio Polar “Almirante Maximiano” (H-41) e Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” (H-44).


Bibliografia:

  1. Comando da Força Aeronaval. Junho de 2003. http://www.foraern.mar.mil.br/
  2. Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Junho de 2003. http://www.daerm.mar.mil.br/
  3. J. Flores Jr., “Aviação Naval Brasileira”, Action Editora, Rio de Janeiro, 1995.