Westland Wasp HAS Mk.1 (SH-2)

HISTÓRICO

Um total de 10 helicópteros Westland Wasp HAS Mk.1 foram utilizados pela Marinha do Brasil. Os primeiros três, matriculados N-7015 a N-7017, foram entregues em 20 de abril de 1966 (o N-7016, c/n F.9615, sofreu um acidente antes da entrega e foi substituída por uma outra aeronave transferida da Marinha Real britânica, c/n F.9542, ex-XS746).

Apesar do seu pequeno tamanho, o que impedia a instalação de equipamento autônomo de detecção de submarinos e navios, os Wasp foram muito úteis na Marinha do Brasil justamente por serem pequenos: eles puderam ser empregados a bordo de seis contratorpedeiros transferidos da US Navy, em 1973. O primeiro pouso de um Wasp num desses contratorpedeiros – o CT “Mariz e Barros” – realizou-se no dia 18 de abril de 1975.

Em 1977, outros sete Wasp foram adquiridos; essas aeronaves haviam sido desativadas da Marinha Real britânica e foram entregues entre 1977 e 1978. Dois deles foram matriculados como N-7018 e N-7019; essas matrículas foram mudadas para N-7036 e N-7037. Os restantes cinco receberam as matrículas N-7038 a N-7042. O N-7036 foi perdido em acidente no mar no dia 21 de novembro de 1977 enquanto operava a bordo do CT “Marcílio Dias”.

Os Wasp podiam ser empregados em missões antissubmarino e antinavio, empregando torpedos Mk.44/46, sendo vetorados desde outros navios da Esquadra. Empregados pelo EsqdHU-1, eles foram utilizados também como aeronaves de ligação, além de operarem a bordo de outros navios da Esquadra, como o NAeL “Minas Gerais” e o navio de apoio oceanográfico “Barão de Teffé”, em apoio à Missão Antártica.

Características técnicas (Westland Wasp HAS Mk.1)

Motor 1 turboeixo Rolls-Royce Nimbus de 710 SHP
Diâmetro do rotor principal 9,83 m
Comprimento 9,24 m (fuselagem)
Altura 3,60 m
Peso 1.566 kg (vazio); 2.495 kg (máximo)
Velocidade 193 km/h (máxima)
Alcance 488 km
Razão inicial de subida 439 m/min
Teto de serviço 3.720 m
Tripulação Piloto e Navegador
Armamento Dois torpedos Mk.44/46

Vistas laterais

SH-2 N-7016.
UH-2 N-7016.
UH-2 N-7039.
UH-2 N-7040.

Bibliografia:

  1. J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.
  2. Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
  3. “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.
  4. J. Jordan. An Illustrated Guide to Modern Naval Aviation and Aircraft Carriers. Salamander, London, 1983.