Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque – EsqdVF-1

Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque – EsqdVF-1.
Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque – EsqdVF-1.

Data de criação: 02/10/1998.

Data de ativação: 02/10/1998.

Aeronave utilizada: McDonnell-Douglas A-4KU Skyhawk II (AF-1) e McDonnell-Douglas TA-4KU Skyhawk II (AF-1A).

Base (terrestre): Base Aérea Naval de São Pedro d’Aldeia (BAeNSPA).

Base (embarcado):

Missão: Defesa Aérea da Força Naval.

Histórico: Com a assinatura do Decreto nº 2.538, de 08/04/1998, a Marinha do Brasil pôde mais uma vez passar a operar aeronaves de asa fixa, após mais de 33 anos impedida de fazê-lo, por força do Decreto nº 55.627, de 26/01/1965.

Tendo à disposição, à época, o NAeL “Minas Gerais” (A-11), a Marinha procurava, desde 1996, com base no disposto na Lei Complementar nº 069/91, adquirir aeronaves de caça para realizar a defesa aérea da Força Naval, tais que pudessem ser operados a bordo do “Minas Gerais”. Dentre as alternativas estudadas, destacava-se a possibilidade de aquisição de aeronaves McDonnell-Douglas TA/A-4KU Skyhawk II, pertencentes ao Kuwait e que se sencontravam, desde julho de 1991, estocadas.

A assinatura do Decreto nº 2.538 deu as bases legais para a aquisição de 20 aeronaves A-4KU (monoplace) e 03 aeronaves TA-4KU (biplace), as quais foram transportadas por via marítima e chegaram ao Brasil em 05/09/1998.

Ao mesmo tempo, já se davam os passos para o estabelecimento do EsqdVF-1, com pilotos brevetados pela US Navy. No 82º aniversário da Aviação Naval, no dia 02/10/1998, foi criado o esquadrão.

As aeronaves Skyhawk, redesignadas AF-1 e AF-1A (correspondente às versões monoplace e biplace), passaram inicialmente por uma revisão geral e uma modernização. No dia 26/05/2000 foi realizado o primeiro voo de um AF-1 pilotado por um oficial da Marinha, o Ten. José Vicente de Alvarenga Filho. Nos dias 11 a 13/09/2000, foram realizados os primeiros toques e arremetidas a bordo do NAeL “Minas Gerais”. Finalmente, no dia 18/01/2001, foi realizado o primeiro pouso no “Minas Gerais”, com o AF-1 matrícula N-1006; no dia 21/01/2001, foram realizadas as primeiras catapultagens de aeronaves AF-1.

Com a introdução em serviço do NAe “São Paulo” (A-12), o EsqdVF-1 passou a operar a bordo do novo porta-aviões da Marinha do Brasil, com o objetivo de qualificar seus pilotos operacionalmente.

Com a desativação do NAe “São Paulo”, ocorrida em 2018, o EsqdVF-1 passou a operar suas aeronaves desde a BAeNSPA.

No ano de 2015, o esquadrão recebeu seu primeiro AF-1B, de matrícula N-1001, versão modernizada do AF-1.


Bibliografia:

  1. Comando da Força Aeronaval. Junho de 2003. http://www.foraern.mar.mil.br/
  2. Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Junho de 2003. http://www.daerm.mar.mil.br/
  3. J. Flores Jr., “Aviação Naval Brasileira”, Action Editora, Rio de Janeiro, 1995.