de Havilland D.H. 82 (I2H) e D.H. 82A (I2H1)

HISTÓRICO

O de Havilland D.H. 82 Tiger Moth era um avião biplano de treinamento, de fabricação inglesa, com dois assentos em tandem, desenvolvido em 1931 para atender à Especificação 15/31 do Ministério do Ar britânico, para uma aeronave de treinamento para equipar a Royal Air Force.

Desenvolvido com base no D.H. 60 Moth, o D.H. 82 foi um verdadeiro sucesso, com 8.868 exemplares construídos, nas suas diferentes versões. Seu uso como aeronave de treinamento antes e durante a II Guerra Mundial foi fundamental para a formação de pilotos aliados. Vários exemplares continuam em uso hoje, para fins aerodesportistas, nas mãos de particulares.

No Brasil

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o governo brasileiro adquiriu aeronaves no exterior, como os D.H. 60T Moth Trainer. Além deles, foram adquiridos cinco exemplares do D.H. 82. Essas aeronaves foram destinadas para emprego pela recém-criada 2ª Divisão de Instrução (2ª DI), sediada na Base Aérea Naval de Porto Alegre.

Os D.H. 82 foram recebidos em Porto Alegre em fevereiro de 1933 e, em fins de março, realizaram seus primeiros voos. No entanto, em junho de 1934 os D.H. 82 foram transferidos para a Escola de Aviação Naval (EAvN).

Em 1935, foram adquiridas doze aeronaves D.H. 82A. Logo após chegarem ao Brasil, as aeronaves foram montadas e todas estavam prontas para uso pela 2ª Divisão de Instrução da EAvN em meados de agosto daquele ano.

Os D.H. 82 receberam a designação I2H (indicando ser uma aeronave de Instrução, do 2º modelo fabricado pela de Havilland, em uso na Aviação Naval), e matriculados com os números 87 a 91. Já os D.H. 82A foram designados como I2H1 e matriculados com os números 100 a 111.

Em junho de 1937, Aviação Naval recebeu os primeiros treinadores Focke-Wulf FW-44J Stieglitz, fabricados sob licença da fabricante alemã nas instalações das Oficinas Gerais da Aviação Naval na Ponta do Galeão, Rio de Janeiro. Com isso, os D.H. 82 e 82A deixaram de voar na EAvN e foram destinados para as Divisões de Treinamento nas Bases de Aviação Naval do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul (sediada em Rio Grande), de Santa Catarina (sediada em Florianópolis) e de Santos-SP.

Passando a realizar missões de emprego geral, elas foram redesignadas em outubro de 1937 como D2H e D2H1 (a letra D indicando “Diversos”), mas essa mudança perdurou poucos meses, sendo novamente redesignados como I2H e I2H1. Em 1940, os D.H. 82 e 82A que realizavam missões em proveito do Correio Aéreo Naval receberam a designação M2H e M2H1 (a letra M indicando “Mala postal”).

Quando da extinção da Aviação Naval, em 20/01/1941, os três D.H. 82 e sete D.H. 82A então em uso foram transferidos às Forças Aéreas Nacionais.

Características técnicas (de Havilland D.H. 82/82A Tiger Moth)

Motor D.H. 82: um motor em linha de Havilland Gipsy III de 120 HP

D.H. 82A: um motor em linha de Havilland Gipsy Major I de 130 HP

Envergadura 8,94 m
Comprimento 7,28 m
Altura 2,67 m
Superfície alar 22,20 m2
Peso D.H.82: 487 kg (vazio) e 827 kg (máximo)

D.H. 82A: 505 kg (vazio) e 827 kg (máximo)

Velocidade D.H.82: 175 km/h (máxima)

D.H. 82A: 157 km/h (máxima)

Razão de ascensão D.H.82: 213 m/min

D.H.82A: 193 m/min

Teto de serviço D.H. 82: 5.181 m

D.H. 82A: 4.267 m

Alcance 482 km
Armamento Dois cabides subalares para até 8 bombas de 25 lb

Vistas laterais

I2H nº 90, 2ª Divisão de Instrução, Escola de Aviação Naval.
I2H nº 91, 2ª Divisão de Instrução, Escola de Aviação Naval.
I2H1 nº 106, 2ª Divisão de Instrução, Escola de Aviação Naval.

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.