GKN-Westland HAS.21 Sea Lynx (SAH-11), HAS.21A Super Lynx (AH-11A, AH-11B)

Histórico

A Marinha do Brasil encomendou, em 1977, 9 helicópteros Westland/Aérospatiale HAS.21 Lynx, os quais, denominados SAH-11, receberam as matrículas N-3020 a N-3028, para serem utilizados a bordo das fragatas Classe Niterói pelo EsqdHA-1. O último a chegar ao Brasil foi o N-3028, no dia 7 de julho de 1978.

Em 1994, foram encomendados 9 exemplares do GKN-Westland HAS.21A Super Lynx, tendo os dois primeiros chegado ao Brasil no final de 1996. Essas aeronaves receberam a denominação AH-11A e foram matriculados como N-4001 a N-4009. Cinco SAH-11 – os de matrículas N-3027, N-3023, N-3025, N-3026 e N-3021 foram enviados à fábrica da AgustaWestland, na Grã-Bretanha, para serem modernizados para o mesmo padrão dos AH-11A. Após sua reincorporação em 1998 à Aviação Naval, já como AH-11A, eles receberam as matrículas N-4010 a N-4014, respectivamente.

Em 2008, a Marinha do Brasil adquiriu o sensor eletro-óptico Teledyne Sea Star Safire III, o qual permite imageamento infravermelho e ótico. Esse sensor foi instalado num reparo frontal nos AH-11A.

A modernização de oito AH-11A foi contratada pela Marinha do Brasil junto à AgustaWestland em 2014, compreendendo a troca dos motores Rolls-Royce Gem 42-1 de 1.120 shp pelos LHTEC CTS800-4N de 1.563 shp, instalação de um “glass cockpit” e modernização dos sistemas de navegação e de missão. As aeronaves modernizadas receberam a designação AH-11B.

 

SAH-11 N-3020 (foto: Marinha do Brasil).
AH-11A N-4006 decolando da fragata “Constituição” (F42) (foto: Marinha do Brasil).
AH-11B N-4004 em seu primeiro voo após a modernização, no dia 21/07/2018, ainda no Reino Unido (foto: GKN-Westland).

Características técnicas (Westland Super Lynx Mk.21A)

Motor 2 Rolls-Royce Gem 42-1 de 1.120 shp cada
Capacidade de combustível 786 kg ou 1.492 kg (com dois tanques auxiliares de 353 kg cada).
Diâmetro do rotor principal 12,80 m
Diâmetro do rotor de cauda 2,36 m
Comprimento 15,16 m (total, com rotores girando), 13,33 m (fuselagem)
Altura 3,48 m (3,25 m com rotores dobrados)
Peso 5.330 kg (máximo)
Velocidade 137 nós (cruzeiro)
Alcance 530 milhas náuticas, com tanques auxiliares
Autonomia 5,4 horas
Tripulação Piloto e Copiloto/Observador; até nove passageiros
Armamento ASW: 2 torpedos Mk.44/46 ou duas cargas de profundidade Mk. 11; ASuW: 4 mísseis Sea Skua

Vistas laterais

SAH-11 N-3020.
SAH-11 N-3021.
AH-11A N-4006, com a pintura comemorativa dos 25 anos do EsqdHA-1.
AH-11A N-4008.
AH-11A N-4004.
AH-11B N-4003.

Bibliografia:

  1. Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
  2. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
  3. J. Jordan. An Illustrated Guide to Modern Naval Aviation and Aircraft Carriers. Salamander, London, 1983.
  4. GKN-Westland Helicopters. Especificações Sea Lynx. Junho de 2003. http://www.gkn-whl.co.uk/slspec.html