North American NA-46 (V1NA, D1NA)

HISTÓRICO

Em 1939, foram recebidos pela Aviação Naval doze exemplares do North American NA-46, os quais receberam a designação V1NA e as matrículas 192 a 203. Os NA-46 eram similares aos treinadores básicos BT-9C, em uso desde 1937 pelo US Army Air Corps.

Em 1941, todos os doze NA-46 – conhecidos como “NA Perna Dura”, devido ao trem de pouso fixo – foram transferidos para a Força Aérea Brasileira.

Linha de NA-46 (foto: SRPM).
Linha de NA-46; observam-se os anéis de velocidade pintados em cores e padrões diferentes, identificando aeronaves dentro das seções de uma esquadrilha (foto: SRPM).

Características técnicas (North American NA-46)

Motor Um motor radial de 9 cilindros, refrigerado a ar, Wright R-975-7 Whirlwind, de 400 HP
Envergadura 12,80 m
Comprimento 8,40 m
Altura 4,14 m
Superfície alar 23,00 m2
Peso 1.503 kg (vazio), 2.028 kg (máximo)
Velocidade 273,7 km/h (máxima)
Autonomia 6 h
Razão de subida 370,20 m/min
Teto 6.019 m
Tripulação 2
Armamento 3 metralhadoras Browning .30 pol (uma na asa direita, outra sincronizada, no capô do motor e outra, móvel, na cabine traseira); até 4 bombas de 50 kg.

Vistas laterais

V1NA 192; aeronave do Comandante da Esquadrilha (indicado pela corneta em azul, com 21 estrelas em cruz) e da 1ª Seção – faixa azul na fuselagem e anel de velocidade pintado todo em azul.
V1NA 193; aeronave nº 2 da 1ª Seção – metade inferior do anel de velocidade pintado em azul.
V1NA 194; aeronave nº 3 da 1ª Seção – metade superior do anel de velocidade pintado em azul.
V1NA 195; aeronave do Comandante da 2ª Seção – faixa vermelha na fuselagem e anel de velocidade pintado todo em vermelho.
V1NA 195 – vista superior, mostrando as faixas identificando a seção, pintadas na cor correspondente.
V1NA 195 – vista inferior.
V1NA 196; aeronave nº 2 da 2ª Seção – metade inferior do anel de velocidade pintado em vermelho.
V1NA 197; aeronave nº 3 da 2ª Seção – metade superior do anel de velocidade pintado em vermelho.
V1NA 198; aeronave do Comandante da 3ª Seção – faixa verde na fuselagem e anel de velocidade pintado todo em verde.
V1NA 199; aeronave nº 2 da 3ª Seção – metade inferior do anel de velocidade pintado em verde.
V1NA 200; aeronave nº 3 da 3ª Seção – metade inferior do anel de velocidade pintado em verde.
V1NA 201; aeronave do Comandante da 4ª Seção – faixa amarela na fuselagem e anel de velocidade pintado todo em amarelo.
V1NA 202; aeronave nº 2 da 4ª Seção – metade inferior do anel de velocidade pintado em amarelo.
V1NA 203; aeronave nº 3 da 4ª Seção – metade superior do anel de velocidade pintado em amarelo.

Bibliografia:

  1. J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.
  2. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
  3. História Geral da Aeronáutica Brasileira. Volume 2. INCAER, Rio de Janeiro, 1990.