Sikorsky S-70B (SH-16)

HISTÓRICO

O Sikorsky S-70B Seahawk é um helicóptero bimotor, multifunção, para emprego naval, embarcado. Designado como SH-60B pela US Navy, o Seahawk é derivado do helicóptero utilitário S-70A Black Hawk, adaptado para transportar os equipamentos eletrônicos e armamento necessários para a execução das missões de guerra antissubmarina e antinavio.

A Marinha do Brasil conta com oito S-70B em seu inventário, dos quais quatro foram adquiridos em 2008, dois em 2011 e dois em 2013. Designados como SH-16 pela Marinha do Brasil, receberam as matrículas N-3032 a N-3039.

Os SH-16 são equipados com o um radar de abertura sintética (“synthetic aperture radar”, SAR) para busca e vigilância marítima Telephonics AN/APS-143(C)V3, um sensor FLIR Raytheon EOSS (Electro-Optical Sensor System) AN/AAS-44, sonar L3 DS 100 HELRAS, dispensadores de “chaff”/”flare” AN/ALE-47 e sistema de contramedidas eletrônicas LR-100. Eles podem transportar torpedos Mk.46, cargas de profundidade e mísseis ar-superfície AGM-119 Penguin.

Os SH-16 são utilizados exclusivamente pelo EsqdHS-1.

SH-16 N-3037 visto a bordo do NAM “Atlântico” (foto: Marinha do Brasil).
O SH-16 N-3034 fotografado no momento do lançamento de um míssil antinavio AGM-119 Penguin (foto: Marinha do Brasil).

Características técnicas (Sikorsky S-70B Seahawk)

Motor 2 General Electric T700-GE-701C de 1.890 shp cada
Diâmetro do rotor principal 16,35 m
Comprimento 19,76 m
Altura 5,20 m
Peso 6.895 kg (vazio), 9.927 kg (máximo)
Velocidade 270 km/h (máxima)
Alcance 830 km
Autonomia 5,4 horas
Tripulação Piloto, Copiloto, Operador de Sistemas, Operador de Armamento e Observador; até 20 soldados com equipamento em missões de emprego geral.
Armamento ASW: 2 torpedos Mk.46 ou duas cargas de profundidade Mk. 11; ASuW: 2 mísseis AGM-119 Penguin

Vistas laterais

SH-16 N-3032.
SH-16 N-3034, equipado com míssil AGM-119 Penguin.

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.