Data de criação: 18/09/1985 (Decreto nº 93.274 do Presidente da República).
Data de ativação: 25/02/1988.
Aeronave utilizada: Aérospatiale AS.332F1 Super Puma (UH-14), Eurocopter AS.532 MK1 Cougar (UH-14) e Eurocopter EC725 Super Cougar (UH-15, UH-15A, AH-15B).
Base (terrestre): Base Aérea Naval de São Pedro d’Aldeia (BAeNSPA).
Base (embarcado): Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”; Fragatas Classe Niterói e Greenhalgh; Corvetas Classe Inhaúma; Navio Doca Multipropósito “Bahia”; Navios de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” e “Mattoso Maia”.
Missão: Apoio aéreo às unidades de superfície e de tropa.
Histórico: As limitações impostas pelas aeronaves empregadas pelo EsqdHU-1, as quais permitem o transporte de pequena capacidade de carga e em condições atmosféricas favoráveis, fizeram com que se buscasse uma solução para esse problema.
A aeronave selecionada foi a Aérospatiale AS.332F1 Super Puma (denominada UH-14). Os primeiros três foram entregues em abril de 1987; os restantes chegaram em fevereiro de 1988. Em abril de 1994 dois exemplares do Eurocopter AS.532 MK1 Cougar foram recebidos, similares aos Super Puma e designados também como UH-14.
O EsqdHU-2 foi criado especificamente para operar os UH-14. Dentre as missões atribuídas ao Esquadrão, destacam-se o esclarecimento, transporte de tropas, lançamento de paraquedistas e mergulhadores de combate, em apoio às operações anfíbias do Corpo de Fuzileiros Navais. Além disso, realiza a tarefa de guarda noturna (“Pedro”) quando do lançamento e recuperação de aeronaves a bordo de porta-aviões.
Bibliografia:
- Comando da Força Aeronaval. Junho de 2003. http://www.foraern.mar.mil.br/
- Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Junho de 2003. http://www.daerm.mar.mil.br/
- J. Flores Jr., “Aviação Naval Brasileira”, Action Editora, Rio de Janeiro, 1995.