HISTÓRICO
A falta de um helicóptero capaz de apoiar efetivamente os desdobramentos de tropas do Corpo de Fuzileiros Navais fez com que, em 1985, a Marinha do Brasil adquirisse seis helicópteros Aérospatiale AS.332F1 Super Puma. Essa era uma versão especificamente feita para o Brasil, permitindo a operação desse helicóptero a bordo de porta-aviões, já que foi instalada uma lança dobrável da cauda e pás dobráveis do rotor principal, reduzindo assim o comprimento total do helicóptero.
Os primeiros três exemplares chegaram em abril de 1987 e os três restantes em fevereiro de 1988. Nesse mesmo mês, foi criado o EsqdHU-2, especificamente para operar o novo helicóptero da Marinha. Designado como UH-14, eles receberam as matrículas N-7070 a N-7075.
Em abril de 1994, foram recebidos dois helicópteros Eurocopter AS.532 MK1 Cougar, bastante similares aos AS.332F1. Esses dois helicópteros também foram designados como UH-14 e matriculados N-7076 e N-7077.
Características técnicas (Aérospatiale AS.332F1 Super Puma)
Motor | 2 turboeixos Turbomeca Makila 1A1 de 1.877 SHP cada |
Diâmetro do rotor principal | 15,60 m |
Comprimento | 14,76 m (12,84 m com lança da cauda dobrada) |
Altura | 4,92 m |
Peso | 4.200 kg (vazio), 9.000 kg (máximo na decolagem) |
Velocidade | 262 km/h (cruzeiro); 278 km/h (máxima) |
Alcance | 618 km |
Autonomia | 3 h 20 min |
Teto de serviço | 4.600 m |
Tripulação | Piloto, Copiloto e supervisor de carga; até 21 soldados armados. |
Armamento | Nenhum (na versão brasileira). |
Vistas laterais
Bibliografia:
- Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
- “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.
- Eurocopter. Junho de 2003. http://www.eurocopter.com/.
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.