HISTÓRICO
No início da década de 70, a Marinha do Brasil adquiriu dezoito helicópteros Bell 206B-2 Jet Ranger II. Em 1974, dez deles – matriculados de N-5021 a N-5030 – foram destinados ao EsqdHI-1, designados como IH-6 e, posteriormente, IH-6A.
Os restantes oito receberam as matrículas N-7028 a N-7035 e, designados como UH-6, foram entregues ao EsqdHU-1. Posteriormente, esses oito, ao saírem da carga daquele esquadrão e transferidos para outras unidades, foram rematriculados como N-5031 a N-5038 e passaram a ser designados como IH-6A.
A entrada em serviço dos IH-6 no EsqdHI-1 representou um grande avanço sobre os Hughes 269 “Pulga” até então empregados para instrução, por permitirem a navegação por instrumentos e serem equipados com um turboeixo.
Já no EsqdHU-1, os UH-6 desempenharam inúmeras missões, dentre as quais se destacam o esclarecimento, reconhecimento armado e apoio às tropas dos Fuzileiros Navais. Em novembro de 1979, três desses foram transferidos ao Destacamento Aéreo Embarcado da Flotilha do Amazonas, juntamente com pessoal do EsqdHU-1, o qual formaria, posteriormente, o EsqdHU-3.
O Bell 206B-2 foi substituído no EsqdHI-1 pelo Bell 206B-3 Jet Ranger III em 1986, quando chegaram ao Brasil os primeiros exemplares de uma encomenda de 16 unidades. Designados como IH-6B e matriculados de N-5040 a N-5055, esses helicópteros trouxeram mais um avanço na capacidade de instrução do EsqdHI-1, por apresentar melhores instrumentos e permitir, ainda, a instrução de tiro com foguetes e metralhadoras.
Características técnicas (Bell 206B-3 Jet Ranger III)
Motor | Um turboeixo Allison 250-C20B de 420 HP, rotor bipá |
Capacidade de combustível | 344 l |
Diâmetro do rotor principal | 10,16 m |
Comprimento | 9,50 m |
Altura | 2,92 m |
Peso | 1.451 kg (máximo na decolagem) |
Velocidade | 225 km/h (máxima) |
Alcance | 624 km |
Teto de serviço | 3.962 m |
Tripulação | Piloto e Copiloto/Observador; até dois passageiros |
Armamento | Lançadores de foguetes SBAT-70/7 ou casulos de metralhadoras MAG 7,62 mm. |
Vistas laterais
Bibliografia:
- Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
- Bell Helicopter Textron. 206B-3 Product Specs. http://www.bellhelicopter.textron.com/aircraft/commercial/spec_206b-3_detail.html
- “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.