HISTÓRICO
O Boeing 256 era um caça biplano, com asas de madeira e fuselagem de metal, semi-monocoque, produzido como uma variante para exportação do Boeing F4B.
O Boeing F4B foi utilizado pela US Navy e US Marine Corps a partir de 1931. Os F4B utilizados pela USN eram dotados de um gancho de parada, para uso a bordo de porta-aviões; já os utilizados pelo USMC não eram equipados com gancho. A última versão naval foi o F4B-4, 92 dos quais foram produzidos entre 1931 e 1933.
No Brasil
Durante a revolução de 1932, o governo adquiriu 14 Boeing 256 nos EUA, oito dos quais foram entregues à Aviação Militar (do Exército), e os restantes à Aviação Naval, onde foram designados como C1B (a letra “C” indicava a função, caça; a letra “B” indicava o fabricante; e o algarismo “1” indicava ser o primeiro modelo de caça da daquela fabricante, usado pela Marinha). Todos eles foram distribuídos à 1ª Divisão de Combate.
Essas aeronaves receberam as matrículas C1B-33 a C1B-38, ostentando os códigos 1-C-1 a 1-C-6 na fuselagem; posteriormente, duas aeronaves receberam os códigos 1-C-19 e 1-C-20. Os C1B não eram equipados com ganchos de parada.
Em 1932, a Aviação Naval organizou uma unidade de demonstração aérea, equipada com três aviões Boeing 256 e tendo como integrantes: Capitão-de-Corveta Djalma Fontes Cordovil Petit, Capitão-Tenente Lauro Oriano Menescal e Capitão-Tenente José Kahl Filho. A esquadrilha logo atraiu a atenção pela precisão com que as manobras aerobáticas eram realizadas. Em janeiro de 1933, foi convidada a participar da cerimônia de inauguração do Aeroporto Internacional de Montevidéu; nos meses de agosto a outubro do mesmo ano, acompanhou o Presidente Getúlio Vargas em viagem às capitais do norte do Brasil. No seu regresso ao Rio de Janeiro, a 5 de outubro, escoltou o dirigível alemão Graf Zepellin.
Com a extinção da Aviação Naval em 1941, as duas aeronaves restantes foram transferidas à FAB.
Características técnicas (Boeing 256)
Motor | Um motor radial, de 9 cilindros, Pratt & Whitney S1D1 Wasp de 550 HP, refrigerado a ar. |
Envergadura | 9,14 m |
Comprimento | 6,10 m |
Altura | 2,84 m |
Superfície alar | 21,13 m2 |
Peso | 1.067 kg (vazio); 1.637 kg (máximo) |
Velocidade | 281 km/h (máxima) |
Razão de ascensão | 667 m/min |
Teto de serviço | 8.199 m |
Alcance | 530 km com combustível interno, 1.100 km com tanque externo de 208,17 l. |
Armamento | 2 metralhadoras Colt Browning .30 pol, sincronizadas; dois cabides subalares para 2 bombas de até 52,6 kg. |
Vistas laterais
Bibliografia:
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
- J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.