Em 1939, foram recebidos pela Aviação Naval doze exemplares do North American NA-46, os quais receberam a designação V1NA e as matrículas 192 a 203. Os NA-46 eram similares aos treinadores básicos BT-9C, em uso desde 1937 pelo US Army Air Corps.
Em 1941, todos os doze NA-46 – conhecidos como “NA Perna Dura”, devido ao trem de pouso fixo – foram transferidos para a Força Aérea Brasileira.
Linha de NA-46; observam-se os anéis de velocidade pintados em cores e padrões diferentes, identificando aeronaves dentro das seções de uma esquadrilha (foto: SRPM).
Características técnicas (North American NA-46)
Motor
Um motor radial de 9 cilindros, refrigerado a ar, Wright R-975-7 Whirlwind, de 400 HP
Envergadura
12,80 m
Comprimento
8,40 m
Altura
4,14 m
Superfície alar
23,00 m2
Peso
1.503 kg (vazio), 2.028 kg (máximo)
Velocidade
273,7 km/h (máxima)
Autonomia
6 h
Razão de subida
370,20 m/min
Teto
6.019 m
Tripulação
2
Armamento
3 metralhadoras Browning .30 pol (uma na asa direita, outra sincronizada, no capô do motor e outra, móvel, na cabine traseira); até 4 bombas de 50 kg.
Vistas laterais
Bibliografia:
J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.
J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
História Geral da Aeronáutica Brasileira. Volume 2. INCAER, Rio de Janeiro, 1990.