HISTÓRICO
O North American T-28 Trojan foi desenvolvido como sucessor do North American T-6 Texan. A versão T-28A foi utilizado pela US Air Force; as versões T-28B e T-28C, dotadas de um motor mais potente e hélice tripá foram utilizadas pela US Navy (a versão T-28C era dotada de um gancho de parada para pousos em porta-aviões). A versão T-28D era uma modificação dos T-28A, dotada de oito pilones sub-alares para transporte de metralhadoras, bombas e foguetes, para uso em missões COIN (contra-insurreição), dos quais aproximadamente 400 foram produzidos e utilizados no Vietnã e no Congo. A empresa francesa Sud-Aviation converteu aproximadamente 140 T-28C para uso como aeronave de apoio aéreo aproximado, patrulha e reconhecimento, denominando-o como “Fennec”; o Armée de l’Air francês utilizou a aeronave em combate na Argélia. Um total de 1.194 T-28 foram produzidos.
Em 1963, a Marinha adquiriu 6 aviões North-American T-28C, os quais foram modificados para a versão R-1, dotada de motor mais potente. Os T-28R-1 foram montados a bordo do NAeL “Minas Gerais”, equipando o 1º Esquadrão de Aviões Anti-Submarino.
Os T-28R-1 receberam as matrículas N-701 a N-706. Em novembro de 1963, os T-28R-1 foram os primeiros aviões brasileiros a realizarem as decolagens e pousos enganchados a bordo de porta-aviões. Apesar de serem aeronaves inadequadas para guerra antissubmarina, os T-28R-1 foram instrumentais no adestramento dos pilotos navais para o uso de aeronaves de asa fixa a bordo de um porta-aviões.
Com a proibição do uso de aeronaves de asa fixa pela Marinha, nos termos do Decreto nº 55.627, de 26 de janeiro de 1965, os cinco T-28R-1 remanescentes foram transferidos à Força Aérea Brasileira, onde foram utilizados até 1972 pela 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação, em missões de apoio à Marinha.
Características técnicas (North-American T-28R-1 Trojan)
Motor | Um motor a pistão radial, 9 cilindros, Wright R-1820-56A de 1.350 HP |
Envergadura | 12,21 m |
Comprimento | 10,05 m |
Altura | 3,86 m |
Peso | 2.913 kg (vazio); 3.741 kg (máximo na decolagem) |
Velocidade | 549 km/h (máxima) |
Alcance | 1.696 km |
Razão de subida | 1.078 m/min |
Teto | 10.820 m |
Tripulação | Piloto e Copiloto |
Armamento | – |
Vistas laterais
Bibliografia:
- J. Baugher. 1950 USAF Serial Numbers. Julho de 2003. http://home.att.net/~jbaugher/1950.html
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.