Sikorsky HSS-1 Seahorse (SH-34G)

HISTÓRICO

A história dos SH-34G remonta à compra do porta-aviões NAeL “Minas Gerais” pela Marinha, em 1956; como caberia à Força Aérea operar as aeronaves a bordo, de acordo com a legislação vigente à época, em 6 de fevereiro de 1957 foi criado, pelo Decreto nº 40.859, o 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE). O Grupo seria constituído por dois esquadrões, o primeiro (1º/1º GAE) operando aeronaves de guerra antissubmarina Grumman S-2F1 Tracker e o segundo (2º/1º GAE) operando seis helicópteros de guerra antissubmarina Sikorsky HSS-1, conhecidos na FAB como H-34.

Essas aeronaves foram vendidas ao Brasil no âmbito do programa MDAP e, para tal, foram transferidas da US Navy à US Air Force como SH-34G Seahorse, onde receberam os números de série USAF 60-5424 a 60-5429 (seus números de construção da Sikorsky eram, respectivamente, 58.1283, 58.1294, 58.1295, 58.1307, 58.1308 e 58.1309). Algumas fontes registram essas aeronaves como sendo do tipo HSS-1N / SH-34J, porém os números de série – citados em todas as fontes – correspondem a aeronaves SH-34G.

Os seis H-34 foram recebidos pela FAB em 1962, matriculados como FAB 8550 a FAB 8555. As tripulações do 2º/1º GAE receberam treinamento de voo e operacional na missão de guerra antissubmarina em unidades da Marinha dos EUA.

Apesar disso, os H-34 da FAB nunca operaram a bordo do NAeL “Minas Gerais”. A Marinha não aceitava que o componente aéreo da Esquadra viesse a ser controlado pela Força Aérea. A tensão entre as duas Armas chegou a tal ponto que foi necessária a intervenção presidencial. Através do Decreto nº 55.627, de 26 de janeiro de 1965, foram regulamentadas as atividades aéreas navais: à Marinha caberia apenas a operação de aeronaves de asa rotativa.

Dessa forma, os H-34 da FAB foram transferidos à Marinha, onde passaram a ser conhecidos como SH-34G e receberam as matrículas N-3001 a N-3006. No dia 20 de abril iniciou-se a instrução terrestre ao pessoal da Aviação Naval que operariam os SH-34G; no mês seguinte, iniciou-se a instrução aérea. No dia 28 de maio, foi ativada a unidade que operaria os novos helicópteros, o Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1). No dia 7 de julho, os primeiros dois SH-34G foram transladados em vôo para São Pedro d’Aldeia, sede do EsqdHS-1.

Na Marinha, os SH-34G desempenharam missões de guerra antissubmarina, embarcados a bordo do NAeL “Minas Gerais”, por um período de dez anos. Dois deles foram perdidos em acidentes: o N-3003, em 08 de fevereiro de 1966 e o N-3005, em 10 de novembro de 1972. Os restantes foram desativados em 1975.

SH-34G N-3001 (foto: SDGM).
SH-34G N-3001 (foto: Marinha do Brasil).
O SH-34G N-3004 pousa a bordo do NAeL “Minas Gerais” durante a Operação UNITAS VI, 22 de junho de 1965 (foto: Arquivo Nacional).
SH-34G N-3005 em voo; ao fundo o SH-34G N-3002, com o primeiro padrão de pintura (foto: SDGM).

Características técnicas (Sikorsky SH-34G)

Motor Um motor a pistão Pratt & Whitney Wasp R-1820-84 de 1.525HP, radial, de 9 cilindros
Diâmetro do rotor principal 17,07m
Comprimento 16,46m (fuselagem)
Altura 4,37m
Peso 3.583kg (vazio); 5.897kg (máximo)
Velocidade 196km/h (máxima)
Alcance 398km
Razão de subida 335m/min
Teto de serviço 2.896m
Tripulação Piloto, Co-piloto e operador de guincho; até 12 passageiros
Armamento

Vistas laterais

SH-34G N-3001.
SH-34G N-3004.
SH-34G N-3005.

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
  2. J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.
  3. J.M. Andrade. U.S. Military Aircraft Designations and Serials since 1909. Midland Counties Publications, Leicester, 1979.
  4. J. Baugher. 1960 USAF Serial Numbers. http://home.att.net/~jbaugher/1960.html.
  5. Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
  6. “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.

 

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