HISTÓRICO
Em 1966, foram adquiridos cinco helicópteros Westland WS.55 Whirlwind Srs.3. Designados como SH-3 (posteriormente alterada para UH-5), receberam as matrículas N-3007 a N-3009 e N-7024 a N-7025.
Além desses, dois Westland WS.55 Whirlwind Srs.1 – N-7009 e N-7010 – foram enviados em 1966 à Westland para modificação para o modelo Whirlwind Srs.3. Essas duas aeronaves, ao serem reintegradas ao serviço, tiveram suas matrículas alteradas para N-7026 e N-7027.
Empregados pelo EsqdHU-1, os SH-3/UH-5 foram utilizados em missões de transporte de tropa e de busca-e-salvamento, dentre outras, tendo operado a bordo do NAeL “Minas Gerais”. Os últimos exemplares em uso foram desativados em 1982.
Características técnicas (Westland WS.55 Whirlwind Srs.3)
Motor | Um turboeixo Bristol Siddeley Gnome H.1000 de 1.050 SHP |
Diâmetro do rotor principal | 16,15 m |
Comprimento | 13,46 m (fuselagem) |
Altura | 4,03 m |
Peso | 2.272 kg (vazio); 3.402 kg (máximo) |
Velocidade | 170 km/h (máxima) |
Alcance | 483 km |
Razão de subida | 365,76 m/min |
Teto de serviço | 4.815 m |
Tripulação | Piloto, Copiloto e até 10 soldados armados |
Armamento | – |
Vistas laterais
Bibliografia:
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
- J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.
- Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
- “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.