HISTÓRICO
A Marinha do Brasil adquiriu, em 2019, três exemplares do H135 T3, um helicóptero leve biturbina, a fim de substituir os UH-13 Esquilo Biturbina. O H135 é dotado de um “glass cockpit” e permite a utilização de óculos de visão noturna, fazendo-os ideais para o emprego à noite.
Designados como UH-17 pela Marinha do Brasil, eles receberam as matrículas N-7090 a N-7092. Dentre as missões que serão realizadas, encontram-se as de busca e salvamento, evacuação aeromédica e transporte utilitário, principalmente em apoio às operações na Antártida.
Os UH-17 são operados pelo EsqdHU-1.
Em 2020, os UH-17 N-7090 e N-7091 compuseram o Destacamento Aéreo Embarcado a bordo do Navio Polar “Almirante Maximiano” (H-41), participando pela primeira vez de missões na Antártida, durante a Operação Antártica XXXIX.
Características técnicas (Airbus Helicopters H135 T3)
Motor | 2 Arrius 2B2+ de 660 shp cada |
Diâmetro do rotor principal | 10,40 m |
Comprimento | 12,26 m |
Altura | 3,90 m |
Peso | 2.980 kg (máximo) |
Velocidade | 259 km/h (máxima) |
Alcance | 633 km |
Autonomia | 3 horas e 36 min |
Tripulação | Piloto ou Piloto e Copiloto; até 6 passageiros |
Capacidade de carga | 1.418 kg |
Vistas laterais