Airbus Helicopters H135 T3 (UH-17)

HISTÓRICO

A Marinha do Brasil adquiriu, em 2019, três exemplares do H135 T3, um helicóptero leve biturbina, a fim de substituir os UH-13 Esquilo Biturbina. O H135 é dotado de um “glass cockpit” e permite a utilização de óculos de visão noturna, fazendo-os ideais para o emprego à noite.

Designados como UH-17 pela Marinha do Brasil, eles receberam as matrículas N-7090 a N-7092. Dentre as missões que serão realizadas, encontram-se as de busca e salvamento, evacuação aeromédica e transporte utilitário, principalmente em apoio às operações na Antártida.

Os UH-17 são operados pelo EsqdHU-1.

Em 2020, os UH-17 N-7090 e N-7091 compuseram o Destacamento Aéreo Embarcado a bordo do Navio Polar “Almirante Maximiano” (H-41), participando pela primeira vez de missões na Antártida, durante a Operação Antártica XXXIX.

UH-17 N-7093 (foto: Marinha do Brasil).

Características técnicas (Airbus Helicopters H135 T3)

Motor 2 Arrius 2B2+ de 660 shp cada
Diâmetro do rotor principal 10,40 m
Comprimento 12,26 m
Altura 3,90 m
Peso 2.980 kg (máximo)
Velocidade 259 km/h (máxima)
Alcance 633 km
Autonomia 3 horas e 36 min
Tripulação Piloto ou Piloto e Copiloto; até 6 passageiros
Capacidade de carga 1.418 kg

Vistas laterais

UH-17 N-7091.

Bibliografia:

  1. Airbus H135. https://www.airbus.com/helicopters/civil-helicopters/light-twin/h135.html. Visitado em 19/07/2021.
  2. Esquadrão HU-1 realiza primeiro voo com o UH-17 na Antártica. https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/esquadrao-hu-1-realiza-primeiro-voo-com-o-uh-17-na-antartica. Visitado em 19/07/2021.
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