História da Aviação Naval Brasileira – 1965 a 1998

A Aviação Naval – a era dos helicópteros

Com a transferência dos seis helicópteros Sikorsky SH-34G da FAB para a Marinha de Guerra, em função do Decreto nº 55.627, a partir de 20 de abril de 1965 iniciou-se a instrução terrestre ao pessoal da Aviação Naval que operariam os SH-34J; no mês seguinte, iniciou-se a instrução aérea. No dia 28 de maio, foi ativado o Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1); no dia 7 de julho, dois SH-34G foram transladados em voo para São Pedro d’Aldeia.

O próximo tipo de helicóptero a ser empregado pela Aviação Naval foi o Westland Wasp HAS.1, a partir de 1965, pelo EsqdHU-1. Apesar de pequeno, era capaz de realizar ataques vetorados a submarinos. Na verdade, seu pequeno tamanho permitiu que o esquadrão EsqdHU-1 os operasse a bordo dos contratorpedeiros Classe Marcílio Dias, o que aumentou a capacidade operacional da Aviação Naval.

No ano seguinte, três helicópteros Westland WS-55 Whirlwind Srs.3B, dotados de motores turboeixo, foram recebidos e entregues ao esquadrão EsqdHU-1. Juntamente com os cinco WS-55 Srs.1 já em uso pelo esquadrão, dotados de motores a pistão, os Whirlwind destacaram-se pelas missões humanitárias, salvando inúmeras vidas postas em perigo por enchentes, tanto no Brasil como na Argentina.

Em 1970, chegaram ao Brasil quatro helicópteros antissubmarino Sikorsky SH-3D, os quais substituíram os SH-34G em serviço no EsqdHS-1. Outros dois seriam entregues em 1972.

Em 1973, chegaram 18 helicópteros Bell 206B Jet Ranger II, dez dos quais substituíram os Hughes 269A no esquadrão EsqdHI-1; os restantes oito foram distribuídos ao esquadrão HU-1.

Com a entrada em serviço das fragatas Classe Niterói, a Marinha do Brasil adquiriu, em 1975, nove helicópteros Westland HAS.21 Sea Lynx para operar a bordo daquelas fragatas. Para operar os novos helicópteros, foi formado o Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino (EsqdHA-1).

Em 24 de julho de 1979, foi criado o Destacamento Aéreo Embarcado da Flotilha do Amazonas, com três helicópteros Bell 206B Jet Ranger II e pessoal oriundos do esquadrão EsqdHU-1.

Em 1980, entraram em serviço no esquadrão EsqdHU-1 os helicópteros Helibrás HB.350 Esquilo, os quais foram utilizados lado a lado aos veteranos Wasp HAS.1, até que esses foram retirados de serviço, em 1991.

No dia 7 de janeiro de 1983, foi realizado o primeiro voo de um helicóptero brasileiro na Antártica, com um Wasp HAS.1 decolando a bordo do Navio-Apoio Oceanográfico “Barão de Teffé” (H-42).

Em 1985, a fim de aumentar a capacidade de transporte e apoio aos meios de superfície e tropas, a Marinha adquiriu seis helicópteros franceses Aeróspatiale AS.332F1 Super Puma, os quais equiparam um novo esquadrão, o Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.

Em 1994, foi criado o Terceiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), sediado em Manaus – AM.

Em 1995, foi criado o Quarto Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-4), sediado em Ladário – MS.

Em 1996, iniciaram-se os primeiros passos para o restabelecimento do uso de aeronaves de asa fixa pela Marinha, com base nos termos da Lei Complementar nº 069/91, a qual dispunha sobre o preparo e o emprego das Forças Armadas.

Em 1998, foi criado o Quinto Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-5), sediado em Rio Grande – RS.


Bibliografia

  1. J. Flores Jr., “Aviação Naval Brasileira”, Action Editora, Rio de Janeiro, 1995.
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