Histórico
Em 1955, a empresa britânica Westland passou a produzir o WS-51/2 Widgeon, uma versão do helicóptero Sikorsky S-51 Dragonfly, o qual era produzido sob licença pela Westland desde 1947. A principal modificação foi a introdução de uma cabine completamente redesenhada, capaz de abrigar o piloto e até quatro passageiros; também foi utilizado um rotor de três pás. Exportado para o Brasil e Jordânia, seu principal usuário foi a polícia de Hong Kong, que o utilizou para vigilância portuária.
A Marinha do Brasil adquiriu dois Widgeon em 1956. Essas duas aeronaves, cujos números de construção do fabricante eram WA/H/142 e WA/H/143, foram recebidas em 1958. Conhecidas como HUW, elas receberam as matrículas H-4001 e H-4002, tendo sido entregues ao Centro de Instrução de Aviação Naval (CIAAN) para instrução de voo.
Em 1962, os HUW foram transferidos para o EsqdHU-1. Eles foram utilizados em missões de ligação, observação e transporte até a sua desativação, em 1968. Os Widgeon foram redesignados como UH-1 e rematriculados como N-7001 e N-7002 durante esse período.