Westland WS.55 Whirlwind Srs.1 (HU2W) e Sikorsky S.55C (HUW)

HISTÓRICO

Em 1961, chegaram ao Brasil, a bordo do NAeL “Minas Gerais”, cinco helicópteros Westland WS.55 Whirlwind Srs.1 (versão fabricada sob licença na Grã-Bretanha do Sikorsky S.55). Denominados HU2W, eles receberam as matrículas N-7008 a N-7012.

Inicialmente fazendo parte do Destacamento Aéreo Embarcado do NAeL “Minas Gerais”, eles posteriormente fizeram parte do EsqdHU-1.

Durante o ano de 1964, a Marinha operou um único exemplar de um helicóptero essencialmente semelhante, um Sikorsky S.55C. Denominado como HUW, ele foi matriculado como N-7014; essa aeronave foi perdida em um acidente no dia 28 de novembro daquele ano.

Em 1966, dois dos HU2W – N-7009 e N-7010 – foram enviadas à fábrica da Westland, na Grã-Bretanha, para sofrerem modernização para o modelo Whirlwind Srs.3. Os HU2W restantes foram desativados em 1968.

O HU2W N-7009 pousa a bordo do NAeL “Minas Gerais” durante a Operação UNITAS VI, 22 de junho de 1965 (foto: Arquivo Nacional).
HUW N-7014 (foto: Marinha do Brasil).

Características técnicas (Westland WS.55 Whirlwind Srs.1)

Motor Um motor a pistão Pratt & Whitney Wasp R-1340-40 de 600 HP, radial, de 9 cilindros
Diâmetro do rotor principal 16,15 m
Comprimento 12,80 m (fuselagem)
Altura 4,02 m
Peso 2.273 kg (vazio); 3.402 kg (máximo)
Velocidade 175 km/h (cruzeiro)
Alcance 536 km
Razão de subida 229 m/min
Teto de serviço 4.785 m
Tripulação Piloto, Copiloto e até dez soldados armados
Armamento

Vistas laterais

HU2W N-7008.
HU2W N-7011.
HUW N-7014.

Bibliografia:

  • J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
  • J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.
  • Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
  • “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.

 

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