HISTÓRICO
Em 1961, chegaram ao Brasil, a bordo do NAeL “Minas Gerais”, cinco helicópteros Westland WS.55 Whirlwind Srs.1 (versão fabricada sob licença na Grã-Bretanha do Sikorsky S.55). Denominados HU2W, eles receberam as matrículas N-7008 a N-7012.
Inicialmente fazendo parte do Destacamento Aéreo Embarcado do NAeL “Minas Gerais”, eles posteriormente fizeram parte do EsqdHU-1.
Durante o ano de 1964, a Marinha operou um único exemplar de um helicóptero essencialmente semelhante, um Sikorsky S.55C. Denominado como HUW, ele foi matriculado como N-7014; essa aeronave foi perdida em um acidente no dia 28 de novembro daquele ano.
Em 1966, dois dos HU2W – N-7009 e N-7010 – foram enviadas à fábrica da Westland, na Grã-Bretanha, para sofrerem modernização para o modelo Whirlwind Srs.3. Os HU2W restantes foram desativados em 1968.
Características técnicas (Westland WS.55 Whirlwind Srs.1)
Motor | Um motor a pistão Pratt & Whitney Wasp R-1340-40 de 600 HP, radial, de 9 cilindros |
Diâmetro do rotor principal | 16,15 m |
Comprimento | 12,80 m (fuselagem) |
Altura | 4,02 m |
Peso | 2.273 kg (vazio); 3.402 kg (máximo) |
Velocidade | 175 km/h (cruzeiro) |
Alcance | 536 km |
Razão de subida | 229 m/min |
Teto de serviço | 4.785 m |
Tripulação | Piloto, Copiloto e até dez soldados armados |
Armamento | – |
Vistas laterais
Bibliografia:
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
- J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.
- Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
- “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.