HISTÓRICO
A história dos SH-34G remonta à compra do porta-aviões NAeL “Minas Gerais” pela Marinha, em 1956; como caberia à Força Aérea operar as aeronaves a bordo, de acordo com a legislação vigente à época, em 6 de fevereiro de 1957 foi criado, pelo Decreto nº 40.859, o 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE). O Grupo seria constituído por dois esquadrões, o primeiro (1º/1º GAE) operando aeronaves de guerra antissubmarina Grumman S-2F1 Tracker e o segundo (2º/1º GAE) operando seis helicópteros de guerra antissubmarina Sikorsky HSS-1, conhecidos na FAB como H-34.
Essas aeronaves foram vendidas ao Brasil no âmbito do programa MDAP e, para tal, foram transferidas da US Navy à US Air Force como SH-34G Seahorse, onde receberam os números de série USAF 60-5424 a 60-5429 (seus números de construção da Sikorsky eram, respectivamente, 58.1283, 58.1294, 58.1295, 58.1307, 58.1308 e 58.1309). Algumas fontes registram essas aeronaves como sendo do tipo HSS-1N / SH-34J, porém os números de série – citados em todas as fontes – correspondem a aeronaves SH-34G.
Os seis H-34 foram recebidos pela FAB em 1962, matriculados como FAB 8550 a FAB 8555. As tripulações do 2º/1º GAE receberam treinamento de voo e operacional na missão de guerra antissubmarina em unidades da Marinha dos EUA.
Apesar disso, os H-34 da FAB nunca operaram a bordo do NAeL “Minas Gerais”. A Marinha não aceitava que o componente aéreo da Esquadra viesse a ser controlado pela Força Aérea. A tensão entre as duas Armas chegou a tal ponto que foi necessária a intervenção presidencial. Através do Decreto nº 55.627, de 26 de janeiro de 1965, foram regulamentadas as atividades aéreas navais: à Marinha caberia apenas a operação de aeronaves de asa rotativa.
Dessa forma, os H-34 da FAB foram transferidos à Marinha, onde passaram a ser conhecidos como SH-34G e receberam as matrículas N-3001 a N-3006. No dia 20 de abril iniciou-se a instrução terrestre ao pessoal da Aviação Naval que operariam os SH-34G; no mês seguinte, iniciou-se a instrução aérea. No dia 28 de maio, foi ativada a unidade que operaria os novos helicópteros, o Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1). No dia 7 de julho, os primeiros dois SH-34G foram transladados em vôo para São Pedro d’Aldeia, sede do EsqdHS-1.
Na Marinha, os SH-34G desempenharam missões de guerra antissubmarina, embarcados a bordo do NAeL “Minas Gerais”, por um período de dez anos. Dois deles foram perdidos em acidentes: o N-3003, em 08 de fevereiro de 1966 e o N-3005, em 10 de novembro de 1972. Os restantes foram desativados em 1975.
Características técnicas (Sikorsky SH-34G)
Motor | Um motor a pistão Pratt & Whitney Wasp R-1820-84 de 1.525HP, radial, de 9 cilindros |
Diâmetro do rotor principal | 17,07m |
Comprimento | 16,46m (fuselagem) |
Altura | 4,37m |
Peso | 3.583kg (vazio); 5.897kg (máximo) |
Velocidade | 196km/h (máxima) |
Alcance | 398km |
Razão de subida | 335m/min |
Teto de serviço | 2.896m |
Tripulação | Piloto, Co-piloto e operador de guincho; até 12 passageiros |
Armamento | – |
Vistas laterais
Bibliografia:
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
- J.M. Andrade. Latin-American Military Aviation. Midland Counties Publications, Leicester, 1982.
- J.M. Andrade. U.S. Military Aircraft Designations and Serials since 1909. Midland Counties Publications, Leicester, 1979.
- J. Baugher. 1960 USAF Serial Numbers. http://home.att.net/~jbaugher/1960.html.
- Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
- “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.