HISTÓRICO
Em meados da década da 80, o governo brasileiro assinou um contrato com a empresa francesa Aérospatiale, para a aquisição de 40 helicópteros AS-355 F2 Écureil, biturbina. Apesar de originalmente ser prevista a entrega dos aparelhos já montados pela Aérospatiale, a Helibrás interferiu e conseguiu com que fosse feita a montagem dos mesmos no Brasil, onde receberam a designação HB-355.
Dez deles foram destinados à Marinha do Brasil (os restantes para a Força Aérea Brasileira), onde foram designados como UH-13 e conhecidos como Esquilo Biturbina, para distinguí-los dos UH-12 já operados pela Marinha. Matriculados como N-7059 a N-7068, esses helicópteros são utilizados pelo EsqdHU-1 e EsqdHU-5. Pela sua maior potência, os UH-13 são utilizados na Missão Antártica, a bordo do NApOc “Ary Rongel” (H-44).
Os UH-13 serão substituídos pelos Eurocopter H135 T3 (UH-17).
Características técnicas (Helibrás HB-355 Esquilo Biturbina)
Motor | 2 turboeixos Allison 250 C20F de 420 SHP cada |
Diâmetro do rotor principal | 10,69 m |
Comprimento | 10,91 m |
Altura | 2,94 m |
Peso | 2.540 kg (sem carga externa), 2.600 kg (com carga externa) |
Velocidade | 225 km/h (cruzeiro); 260 km/h (máxima) |
Alcance | 707 km |
Tripulação | Piloto e até cinco passageiros |
Armamento | Cabides para duas metralhadoras MAG 7,62 mm ou lançadores de foguetes SBAT-70/7; uma metralhadora MAG 7,62 mm pode ser instalada na cabine para disparo lateral. |
Vistas laterais
Bibliografia:
- Aviação Naval Brasileira. Junho de 2003. http://www.angelfire.com/space/anb/.
- “Carrier Aviation Air Power Directory – The World’s Aircraft Carriers and their Aircraft: 1950 – Present”. AIRtime Publishing, Norwalk, 2001.
- Helibras – Esquilo 350/355. Junho de 2003. http://www.helicopteros.com.br/au11.htm.
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.