Histórico
A Marinha do Brasil encomendou, em 1977, 9 helicópteros Westland/Aérospatiale HAS.21 Lynx, os quais, denominados SAH-11, receberam as matrículas N-3020 a N-3028, para serem utilizados a bordo das fragatas Classe Niterói pelo EsqdHA-1. O último a chegar ao Brasil foi o N-3028, no dia 7 de julho de 1978.
Em 1994, foram encomendados 9 exemplares do GKN-Westland HAS.21A Super Lynx, tendo os dois primeiros chegado ao Brasil no final de 1996. Essas aeronaves receberam a denominação AH-11A e foram matriculados como N-4001 a N-4009. Cinco SAH-11 – os de matrículas N-3027, N-3023, N-3025, N-3026 e N-3021 foram enviados à fábrica da AgustaWestland, na Grã-Bretanha, para serem modernizados para o mesmo padrão dos AH-11A. Após sua reincorporação em 1998 à Aviação Naval, já como AH-11A, eles receberam as matrículas N-4010 a N-4014, respectivamente.
Em 2008, a Marinha do Brasil adquiriu o sensor eletro-óptico Teledyne Sea Star Safire III, o qual permite imageamento infravermelho e ótico. Esse sensor foi instalado num reparo frontal nos AH-11A.
A modernização de oito AH-11A foi contratada pela Marinha do Brasil junto à AgustaWestland em 2014, compreendendo a troca dos motores Rolls-Royce Gem 42-1 de 1.120 shp pelos LHTEC CTS800-4N de 1.563 shp, instalação de um “glass cockpit” e modernização dos sistemas de navegação e de missão. As aeronaves modernizadas receberam a designação AH-11B.