Eurocopter EC725 BR-B/M Super Cougar (UH-15, UH-15A, AH-15B)

HISTÓRICO

Em 2008, o Ministério da Defesa adquiriu 50 unidades do Eurocopter EC725 Super Cougar, no âmbito do Programa H-XBR, destinados às três Forças Armadas (sendo 18 para a Força Aérea Brasileira, 16 para a o Exército Brasileiro e 16 para a Marinha do Brasil).

Conforme previsto no contrato, à Marinha do Brasil cabe receber oito exemplares da versão básica, EC725 BR-B, e oito da versão EC725 BR-M, configurada para uso pela Aviação Naval. Os EC-725 BR-B foram designados UH-15 (matriculados N-7101 a N-7108) e os EC725 BR-M foram designados UH-15A (matriculados N-7201 a 7208).

Os UH-15 têm instalada uma suíte de integrada de sistemas de autodefesa (IDAS, fabricado pela Saab), composta pelos sistemas de alerta de iluminação por radar (RWR), alerta contra lançamento de mísseis (MWS) e de medidas de apoio à guerra eletrônica (MAGE). Opcionalmente, pode receber a instalação de câmeras e sensores infravermelhos (FLIR), de um “kit” de diluição dos jatos quentes emitidos pelos exaustores das turbinas (“jet dilution system”, JDS) e dispensadores de “chaff”/”flare”. Metralhadoras MAG de 7,62 mm em reparo basculante podem ser instaladas nas portas laterais, para o apoio de fogo em missões de infiltração/exfiltração de tropas.

A versão UH-15A, além dos equipamentos citados acima, dispõe de um radar de abertura sintética (“synthetic aperture radar”, SAR) para busca e vigilância marítima Telephonics AN/APS-143(C)V3, o mesmo instalado nos MH-16. Os UH-15A seriam configurados para o lançamento do míssil antinavio AM39 Exocet Bloco 2 Modo 2.

Essas designações acabaram por serem modificadas no decorrer do projeto. A designação UH-15A passou a ser usada em três exemplares configurados para missões de busca e salvamento em combate (C-SAR), configurada com o IDAS, FLIR, JDS e dispensadores de “chaff”/”flare”, além do sistema de localização de pessoal (PLS), para auxiliar na busca de pessoal a ser resgatado.

Já a versão configurada para emprego do míssil Exocet foi redesignada como AH-15B. Dotado de um sistema tático de missão naval, desenvolvido no Brasil pela Helibrás/Atech/ADS, o AH-15B é a versão mais complexa de todos os EC725 BR. O UH-15 N-7101 foi reconfigurado para essa versão e ela realizou o primeiro lançamento de um Exocet, no dia 24/06/2021, afundando o casco da ex-corveta “Jaceguai”.

Os UH-15 são empregados pelo EsqdHU-2, EsqdHU-41 e EsqdHU-51.

UH-15 N-7102 (foto: Marinha do Brasil).
UH-15 N-7104 do EsqdHU-41 (foto: EsqdHU-41).

Características técnicas (Eurocopter EC725 BR-M Super Cougar)

Motor 2 turboeixos Turbomeca Makila 2A1 de 2.382 shp cada
Diâmetro do rotor principal 16,20 m
Comprimento 16,79 m
Altura 4,97 m
Peso 5.330 kg (vazio), 11.200 kg (máximo na decolagem)
Velocidade 324 km/h (máxima)
Alcance 857 km
Tripulação Piloto, Copiloto e dois fiéis/mecânicos de voo e/ou operador de sistema tático; até 21 soldados armados.
Armamento 2 x MAG 7,62 mm (UH-15/UH-15A); 2 mísseis antinavio AM39 Exocet Bloco 2 Modo 2.

Vistas laterais

UH-15A N-7202, EsqdHU-2.

 

UH-15 N-7104, EsqdHU-41.

 

AH-15B N-7101, equipado com míssil AM39 Exocet Bloco 2 Modo 2.

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
  2. Missilex 2021: AH-15B lança com sucesso o AM39 Exocet. https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/missilex-2021-ah-15b-lanca-com-sucesso-o-am39-exocet. Visitado em 20/07/2021.
  3. Marinha do Brasil recebe o 11° helicóptero H225M. https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/marinha-do-brasil-recebe-o-11-helicoptero-h225m. Visitado em 20/07/2021.
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