HISTÓRICO
Em 2008, o Ministério da Defesa adquiriu 50 unidades do Eurocopter EC725 Super Cougar, no âmbito do Programa H-XBR, destinados às três Forças Armadas (sendo 18 para a Força Aérea Brasileira, 16 para a o Exército Brasileiro e 16 para a Marinha do Brasil).
Conforme previsto no contrato, à Marinha do Brasil cabe receber oito exemplares da versão básica, EC725 BR-B, e oito da versão EC725 BR-M, configurada para uso pela Aviação Naval. Os EC-725 BR-B foram designados UH-15 (matriculados N-7101 a N-7108) e os EC725 BR-M foram designados UH-15A (matriculados N-7201 a 7208).
Os UH-15 têm instalada uma suíte de integrada de sistemas de autodefesa (IDAS, fabricado pela Saab), composta pelos sistemas de alerta de iluminação por radar (RWR), alerta contra lançamento de mísseis (MWS) e de medidas de apoio à guerra eletrônica (MAGE). Opcionalmente, pode receber a instalação de câmeras e sensores infravermelhos (FLIR), de um “kit” de diluição dos jatos quentes emitidos pelos exaustores das turbinas (“jet dilution system”, JDS) e dispensadores de “chaff”/”flare”. Metralhadoras MAG de 7,62 mm em reparo basculante podem ser instaladas nas portas laterais, para o apoio de fogo em missões de infiltração/exfiltração de tropas.
A versão UH-15A, além dos equipamentos citados acima, dispõe de um radar de abertura sintética (“synthetic aperture radar”, SAR) para busca e vigilância marítima Telephonics AN/APS-143(C)V3, o mesmo instalado nos MH-16. Os UH-15A seriam configurados para o lançamento do míssil antinavio AM39 Exocet Bloco 2 Modo 2.
Essas designações acabaram por serem modificadas no decorrer do projeto. A designação UH-15A passou a ser usada em três exemplares configurados para missões de busca e salvamento em combate (C-SAR), configurada com o IDAS, FLIR, JDS e dispensadores de “chaff”/”flare”, além do sistema de localização de pessoal (PLS), para auxiliar na busca de pessoal a ser resgatado.
Já a versão configurada para emprego do míssil Exocet foi redesignada como AH-15B. Dotado de um sistema tático de missão naval, desenvolvido no Brasil pela Helibrás/Atech/ADS, o AH-15B é a versão mais complexa de todos os EC725 BR. O UH-15 N-7101 foi reconfigurado para essa versão e ela realizou o primeiro lançamento de um Exocet, no dia 24/06/2021, afundando o casco da ex-corveta “Jaceguai”.
Os UH-15 são empregados pelo EsqdHU-2, EsqdHU-41 e EsqdHU-51.