WACO CSO (D1W)

HISTÓRICO

Produzido pela empresa norte-americana Waco Aircraft Company ao final da década de 1920, o modelo CSO era um avião biplano com capacidade para transportar um piloto e dois passageiros, em duas cabines em tandem. Menos de 80 exemplares foram construídos.

No Brasil

Com a eclosão da Revolução Constitucionalista, em 9/07/1932, o governo brasileiro buscou reeequipar a Aviação Militar (do Exército Brasileiro) e a Aviação Naval. Oito exemplares do modelo CSO foram adquiridos e chegaram ao Brasil ainda naquele ano. Capazes de serem equipados com dois flutuadores feitos de alumínio, os CSO também podiam operar de terra, com trem de pouso fixo.

Designados como D1W (indicando serem aeronaves para uso Diverso, 1º modelo da WACO empregado pela Aviação Naval) e matriculados com os números 67 a 74, eles foram distribuídos à 1ª Divisão de Treinamento do Centro de Aviação Naval do Rio de Janeiro, em janeiro de 1933. Os WACO CSO adquiridos pela Marinha de Guerra passaram então a operar em proveito do Correio Aéreo da Esquadra (posteriormente denominado Correio Aéreo Naval).

Devido ao seu intenso uso, apenas três exemplares encontravam-se em condições de uso quando a Aviação Naval foi extinta, em 20/01/1941, sendo transferidos às Forças Aéreas Nacionais.

Características técnicas (WACO CSO)

Motor Um motor Wright Whirlwind R-760 de 250 HP
Envergadura 9,32 m
Comprimento 6,85 m
Altura 2,79 m
Superfície alar 26,75 m2
Peso 738 kg (vazio) e 1.179 kg (máximo)
Velocidade 209 km/h (máxima)
Razão de ascensão 365 m/min
Teto de serviço 5.791 m
Alcance 868 km

Vistas laterais

D1W nº 71, 1ª Divisão de Treinamento, Centro de Aviação Naval do Rio de Janeiro.
D1W nº 72, 1ª Divisão de Treinamento, Centro de Aviação Naval do Rio de Janeiro.
D1W nº 74, 1ª Divisão de Treinamento, Centro de Aviação Naval do Rio de Janeiro.

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
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